G.I.P.

O Gabinete de Intervenção Psicopedagógica (GIP) é constituído por um psicólogo inscrito, como membro efetivo, na Ordem dos Psicólogos Portugueses.

O método integrado de ensino praticado nos Ginásios DaVinci apoia-se estruturalmente no acompanhamento profissional do GIP.

AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO
Atua, em primeira instância, junto do público que procura apoio pedagógico, através de um diagnóstico inicial com o propósito de perceber o perfil do aluno e a partir daí traçar o seu plano individual de acompanhamento.
De modo a exponenciar o processo de ensino-aprendizagem o GIP trabalha em articulação com as valências pedagógicas do Ginásio da Educação Da Vinci, proporcionando aos alunos um espaço de desenvolvimento psico-afetivo.

PROGRAMA DE MÉTODOS E HÁBITOS DE ESTUDO
Individualmente são avaliados os métodos e hábitos dos alunos, são também definidos e trabalhados os seus objetivos e metas escolares e pessoais. O apoio prestado propõe desenvolver as potencialidades e reestruturar as lacunas.
São pontualmente desenvolvidas sessões de esclarecimento através de um programa que visa a estruturação e a promoção de métodos e hábitos de estudo.

ORIENTAÇÃO ESCOLAR E VOCACIONAL
O processo de Orientação Escolar e Vocacional é focado no aluno e na sua identidade, sendo portanto estruturado em sessões individuais. É organizado em três fases: Entrevista inicial, Testes Psicotécnicos e Exploração dos resultados. Sempre que possível, é realizado ao longo do ano letivo de modo a permitir uma maior exploração de hipóteses e para haja uma toma de decisão consciente.

SERVIÇO DE APOIO À FAMÍLIA DO ALUNO
Uma característica fundamental do trabalho desenvolvido pelos Ginásios Da Vinci passa pela informação prestada à família. De forma regular informamos os encarregados de educação acerca da prestação escolar e do desenvolvimento emocional do aluno. Mensalmente é enviado um relatório de avaliação das diferentes disciplinas em que o aluno é acompanhado, refletindo a sua prestação.
Assume também o contato com entidades externas que considere relevantes para o apoio ao aluno, nomeadamente com as escolas através do diretor de turma, psicólogos externos, etc.

TESTES PSICOTÉCNICOS PARA CARTA DE CONDUÇÃO
O GIP, em parceria com a PSITEC, realiza avaliações psicológicas, através de testes psicotécnicos, para obtenção/revalidação de carta de condução ou licença especial de condução de acordo com a legislação em vigor.